segunda-feira, 12 de abril de 2010

Autoajuda, Auto-Ajuda, Auto ajuda

(Cherrydos, escrevi este artigo há 1 ano, quando estava passando por uma fase transitória. Optei por não mudar o conteúdo por que abrange ainda o senso do que penso sobre o assunto. Não se sintam ofendidos, mas creio que a liberdade de expressão deve imperar neste momento. Hoje, vejo que nem todos os evangélicos são bitolados e nem toda gordinha é triste e mal amada. Tudo isso foi um processo de mudança espiritual que creio também ter sido importante para minha consciência. Em todo o caso, creio ainda que livros de auto-ajuda, só ajudam quem quer sair do estado de letargia ou quem não consegue ainda ver Deus em tudo na nossa vida, pois, para mim, foi ele quem me tirou da depressão e está curando minha alma!)
Beijos, Beijos da Cherry Gim

Sintam-se a vontade para comentar!! Nos falem sobre o que vocês pensam a respeito do assunto, se concordam ou não e sobre o que a auto-ajuda trouxe para vocês...






Hoje, ao ler um artigo (Autoajuda que Ajuda) encaminhado pela newsletter da revista Amanhã, lembrei-me de que há muito tempo não confio em livros auto-ajuda, pois estes a mim nada fizeram por muito tempo, e acredito que para muitas pessoas também não.


A primeira vez que tive contato com questões de auto-ajuda foi ao ler um artigo mencionando um dos livros do Shinyashiki, onde no treinamento deste as pessoas andavam na brasa, etc, etc, etc, no segundo ano da facul.


Olha o sorrisão do Shinyashiki, confesso que é um deleite de felicidade

Lendo aquilo, me pareceu bonito mas pouco praticável, uma vez que o ser humano é imperfeito e tem uma memória curtíssima (brasileiros em questão).

A primeira das minhas percepções foram de que esse tipo de ajuda é para o curto prazo, só a segue por um longo prazo pessoas totalmente disciplinadas, dispostas a mudar por toda lei e possivelmente bitoladas.

Segundo, nem todo livro cabe a todas as pessoas, pois, somos seres diferentes, temos necessidades diferentes, portanto, o que serve para mim não servirá para você!

Bem, como diz a reportagem, no tocante a auto-ajuda abranger o viés esotérico, realmente existe. Lembro-me de livros do Paulo Coelho, que como toda wiccan na década passada lia, e era o ‘must’ da leitura nacional, só as pessoas cults liam (hahahahah), que hoje com o conhecimento, percebo que sim, são livros de auto-ajuda. Clarooo, adorei o filme Verônica decide morrer, chorei muito também pois, cheguei a pensar na possibilidade, mas sei que não tenho coragem para desistir, já dei tanto a minha cara a tapa que fugir é ridículo!


Paulinho Coelho

O terceiro ponto é realmente essa confusão com o esoterismo, o ‘pensamento positivo’, muitas pessoas não sabem como o praticar. Eu sinceramente já pratiquei muito o pensamento positivo mas pelo viés religioso, e de jeito nenhum científico, não que referencias de auto-ajuda tenham sabedoria científica.

Quarto, os autores de auto-ajuda dão conselhos que serviriam para uma mente bitolada, uma mente que crê em tudo o que vê, como diz meu pai, “gente que assiste TV Globo!”...heheh

Quinto, se é que estou me repetindo, auto-ajuda em empresa é balela, um blábláblá sem medidas, pois se os funcionários não conseguem seguir 100% das normas da empresa, quem dirá praticar o sorriso colorido da auto-ajuda todos os dias!

Sinceramente, já comprei e li muitos livros de auto-ajuda (posto a lista outro dia), e palestras então...assisti uma pior do que  outra.

O que é a tal palestra que todo professor sem conteúdo passa para seus aluninhos de graduação, a dita do Gato e Cachorro do Daniel Godri. Sim, o estou criticando, mas é ridícula a associação que alguns palestristas fazem para ganhar a atenção das pessoas desprovidas de estima. Tudo bem que creio sim que os animais são racionais, mas aí compará-los de maneira tão absurda a profissionais, ou melhor à maneira de agir desses profissionais , é não ter o que fazer, ou melhor, é o ápice do não ter o que fazer!

Daniel Godri

Sim, aí sou conduzida a outro ponto, a criatividade. Muitos desses palestrantes e escritores motivacionais têm problemas com sigo mesmo. Não souberam o que fazer e inventam as mais absurdas maneiras de se motivar, por isso escrevem livros ensinando os outros a se motivar, quando são eles mesmo que precisam!
Ahhh terapia do riso, ô coisa mais esdrúxula, como se eu rindo forçadamente fosse ficar melhor da minha depressão (Adoro o deprê show do comédia MTV!). Sei lá, me sinto envergonhada por esta palestrista. Mesmo porque uma pessoa gorda NÃO É FELIZ!

PESSOAS GORDAS NÃO SÃO FELIZES, E AS QUE DIZEM QUE SÃO ESTÃO MENDINDO!

Leila Navarro Gordinha


Leila Navarro Magra, deve estar muuuito mais sorridente!!!



Pessoas, e o que vocês me dizem daquelas músicas ridículas de fim de encontros ou de formatura, tipo encontros de jovens, de empresa: amigo é coisa pra se guardar... Bem, não sou macaca amestrada para ficar ‘balangando’ a mão de um lado para o outro cantando a canção e chorando, é ridículo!!

Mas tudo bem...

O ócio é criativo! (em alusão ao livro do Domenico de Masi – O ócio criativo). Ele nos leva a criar as mais estapafúrdias das idéias. Bem é assim que os seus gurus fazem! Estão em casa, depressivos com a vida, cansados de ler outros livros de “auto-ajuda”, e lá vão eles escrever a sua forma de motivar pessoas que estão piores do que eles! Ou eles não precisam estar depressivos no momento, mas ter saído de um momento individual depressivo e como saíram, querem ensinar aos outros como sair!! Mas eles vão cobrar para te ensinar!

Sei lá, mas se conselho ajudasse quem iria vendê-lo por uma bagatela? Livros de auto-ajuda são os mais baratos!

Adorei a frase da Amanhã: Para muitos, a auto-ajuda é apenas um rótulo para livros com baixo valor literário e com benefícios ilusórios

Realmente trazem benefícios ilusórios para uma mente facilmente controlável.
Clarrrrro estamos vivendo uma época de pessoas solitárias, carentes, exibicionistas, descrentes..sendo assim, elas precisam seguir algo ou alguém. Isso explica o crescimento das religiões evangélicas, ô povo sem pensamento próprio! Bitoladosssss

Bem, como vcs já sabem, sou espiritualista desde meus 12 anos...e desde então me interesso por coisas ocultistas. O que percebo é que essa questão de acreditar em si mesmo, ter  pensamento positivo, vem do viés esotérico. Onde as pessoas praticam mantras e meditação para melhorarem suas vidas.

Os livros de auto-ajuda de hoje nada mais são do que a popularização desses pensamentos esotéricos!

Eu já vejo tudo isso muito como FÉ, FÉ em si mesmo, FÉ em algo superior a você...

Creio na existência de um ser superior, a meu ver coloco como Deus. Sei que a fé e a confiança nele me fizeram conseguir muitas bênçãos. E também sei que a falta de Fé me levou a maus bocados depressivos, como vocês podem ler em meus textos. Mas a questão é a seguinte.

A AUTO-AJUDA NADA MAIS É DO QUE CRER EM SI MESMO, CRER QUE VOCÊ TEM CAPACIDADE PARA MUDAR O SEU DIA!

Nesse momento de minha vida estou voltando a ter fé, coisa que perdi há algum tempo, pela influencia do “lado maligno da força”! (hehehe, mestre Yoda).

Cansei de ler livros de auto-ajuda, claro também não posso criticar todos, pois alguns até auxiliam na nossa organização cotidiana, mas justamente por sermos pessoas pouco organizadas no Brasil, ou melhor dizendo, não temos a cultura Oriental da organização, por isso a vantagem de livros prescritivos de auto-ajuda, estes nos ajudam a organizar nossas vidas, nossas carreiras...Como o livro “casais inteligentes enriquecem juntos”.

Além disso, voltando a meditação, está a mentalização... O segredo é você mentalizar o que você quer... hehe... Bem, mesmo antes de lançarem o tal livro e o tal filme, misturando física quântica a todos estes preceitos de auto-ajuda, o que é um absurdo, o que tem a ver física quântica com fé... caraca... piração total... mas tudo bem...voltando..sabia disso pelas leituras esotéricas, onde peça com fé que você consegue, mentalize onde você quer estar, sinta que você está nesse lugar.

Bem, quanto a se mentalizar em algum lugar isso eu fiz e consegui...foi simples...lendo algumas revistas  seicho-no-ie, aprendi uma maneira de conseguir as coisas. No meu caso eu queria entrar num curso superior, mesmo não tendo estudado para este, eu mentalizava toda noite antes de dormir que estava na sala de aula estudando, me via dentro da sala da Universidade que eu queria fazer. Vocês podem não acreditar, mas passei, eram 30 vagas, passei em 28, com 1 aula de revisão no dia anterior. Minha parente que fez cursinho, estudou um monte ficou louca comigo, pois ela não passou.

Bem, posso dizer que com um pedido feito a Deus, eu consegui namorar um menino, por uma semana, mas ele me pediu em namoro 3 meses depois desse pedido ao universo.

O pedido é este: sua mão direita, no primeiro dedo você diz – Meu Deus, eu quero; no segundo dedo – de todo o meu coração; terceiro dedo – faz o pedido; quarto dedo (anelar) – muito obrigada (o); quinto dedo – amén.




Durou o suficiente para eu saber que não queria realmente ficar com ele, ainda mais porque mesmo com olhos azuis maravilhosos, o menino beijava mal pra caramba!
Vocês perceberam que Mentalização é a alma do processo da conquista de qualquer coisa. Não existe melhor livro que explique senão o relato da experiência pessoal!

Claro gente, sou sensitiva também tenho uma ajudinha do divino. Mas não existe maior ajuda do que a fé!

Bem, nesse dito texto da Amanhã, estava satirizando as pessoas que conseguiam lugar para estacionar. Ridículos, eu consegui lugar para sentar sempre nos ônibus (80% das vezes), ou em lugares que eu estivesse necessitando sentar.

Bem, era o seguinte, antes de subir num ônibus lotado eu pedia para Deus preparar um lugar para eu sentar, pois estava cansada, e batata!

Poxa agora podia pedir para sentarem carinhas lindos ao meu lado nas viagens que faço semanais, que tal ehin! Hehe, senta de tudo, menos meninos bonitos...kkkk

A minha fé em Deus me fez conseguir muitas coisas, mas foi a crença naquilo que queria e não porque um livro de auto-ajuda me disse.

Pessoal, a crença no poder divino é impreterível!

Outro poder que posso constatar é quanto ao AGRADECER à Deus por tudo! Gente é sério, mesmo que os céticos não acreditem no que estou dizendo, é fato, quando você agradece a Deus por tudo, pelo o que tem e o que não tem, pelo dia lindo sem nuvens, pela conquista, pela não conquista, algo se manifesta tão intenso em você que você sente algo mágico, uma graça incomensurável, um sentimento de felicidade extrema (e não é transtorno bipolar e nem drogas!!hehehe)

Deus me protege hoje e sempre me protegera, pois creio na força dele guiando meus passos todos os dias!


Não é pregação evangélica, mas na

medida em que você confia em Deus,

você confia em si mesmo!

I’m sorry pelos erros de português, postei com muita pressa, mas o que importa é o conteúdo intelectual e espiritual! kkk

Beijos com sabor de Cerejas ao Vinho Tinto! Hummmmmm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...