sábado, 14 de janeiro de 2012

A dor física da obesidade


Confissões de uma obesa mórbida

Meninas, hoje venho lhe falar da DOR de ser OBESA. Mas não falo da dor do preconceito, da dor dos olhares maldoso e julgadores, mas sim a dor física do peso a mais no corpo.

Como havia comentado anteriormente, fui gordinha desde pequena, sofri bullying, abusos físicos e psicológicos desde que me conheço por gente. Cheguei a ficar magra dos 17 até os 21 anos, depois voltei a não me cuidar e a engordar. Mais tarde, parei de fazer exercício e comecei a ter problema de hipotireoidismo, descoberto ano passado.

Devido a estes fatores passei de 70 para 100 em 2 anos, sem perceber...com 1,50 m de altura, meu corpo padece com 45 IMC, ou seja, obesidade mórbida. Como estava terminando o mestrado, só ficava escrevendo e escrevendo o dia e a noite toda, sem me levantar e andar muito. Aí quando acabei e voltei a lecionar, apareceu o problema, engordei por comer a noite, chegava tarde e com fome..aí foram mais 5 Kg só de agosto a dezembro de 2011... Gente, quando dei por mim, não conseguia fazer as atividades cotidianas em casa, varrer a casa está sendo aos poucos..e estava com 105 Kg....

Na verdade, em dezembro agora, com muitas visitas na casa de parentes fui constatar uma terrível dor lombar só de ficar 1 minuto em pé. Para lavar a louça estava sendo um suplício, para varrer então, nem falo...para conversar em pé, nem pensar...

Meus pés inchados, doendo, minhas pernas inchadas, doendo igualmente...

Meu corpo parecia uma bola inflada com o calor 'invernal' que fez este dezembro no Paraná...

Minha aliança nem entra mais em meu anelar...de inchada que estava...

Minhas roupas, a cada dia maiores e maiores...só uso leggin, calças de malha, blusas folgadas...

Alguns sapatos não entram...

Tive que andar para pegar ônibus...900 m de pura tortura, chegando na metade do caminho, eu comecei a chorar de dor nas pernas, nos pés, na ALMA! para quem chegou a caminhar 12 Km por dia, não conseguir andar 100m, é difícil...muito difícil...isso que eu já uso há 2 anos palmilha ortopédica, devido a minha obesidade...

O pior de andar de ônibus é ficar olhando para a catraca para ver se você passa e o cobrador falando para você não descer pela frente, e você tendo que insistir que quase ficou presa no dia anterior, quando tentou passar na teimosia a pequena catraca...

Temos sim aqui no interior do Paraná bancos preferenciais para obesos, mas até hoje nunca ninguém saiu para me dar lugar...

Ahhh, bancos de carro que não entro, lugares que tenho que pensar duas vezes para sentar, com medo de que a cadeira quebre...

Locais que não posso visitar, pois não consigo andar muito...

Minha respiração que obstrui quando deito de barriga para cima...

Meus glúteos que doem de ficar sentada...pois meu trabalho é leitura e mais leitura (o que amo)...

Cherrydas, estes são apenas alguns dos tristes problemas que temos quando estamos obesas, é difícil..
Mesmo assim, meus exames (com excessão do hipotireoidismo) estão normais...Mas minha glicemia só tem aumentado, nunca havia passado de 94, hoje estou em 103...pré risco de diabetes...
Meu colesterol está em 203...o limite máximo é 200...e isso que me controlo um pouco, MASSSS me falta o exercício...
A atividade física, de acordo com meu médico, é que fará baixar meu colesterol e glicemia...logo, vamos embora para a atividade física...

Como passei alguns dias na praia, consegui caminhar mais, andar melhor, nadar até...já desinchei...estou me alimentando melhor e as dores estão diminuindo...

Meninas, agora, não julguem, pois eu não tinha força de vontade para nada, com muita atividade e a cabeça nos livros me encheram...até que não terminei o mestrado, não consegui pensar em mim...

Portanto, pensemos melhor em nós, em nossa saúde, é TERRÍVEL não poder caminhar, fazer qualquer atividade corriqueira...Acabei de completar (dia 10/01) 30 anos, mas parecendo idosa, sem poder andar muito e com dores...
...isso não é natural e não é o que Deus quer para nós...

PARA VOCÊ que está passando o mesmo que eu, aqui vai minha força, você consegue, você é linda, a princesa de Deus!!! Ele não quer que você sofra e nem padeça doente!

Vamos lá!!! Já para a atividade física e para a alimentação balanceada!!!

VOU CUIDAR DE MIM! Somos lindas por dentro e por fora!!! Mas precisamos conseguir viver melhor, pois...
...a obesidade de hoje pode ser a diabetes, entre outras doenças, do AMANHÃ!

SE CUIDE AMIGA, EU ESTAREI SEMPRE AQUI PARA
LUTAR AO SEU LADO!!!

Beijos, Beijos no coração de todas e todos!!!

Cherry Gim


2 comentários:

  1. ótimo fim de semana pra vc
    participe do sorteio de
    um tablet no meu blog,ok amore
    boa sorte!!
    mil bjinhos♥
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada elly, vou dar uma olhada!!!
    Obrigada pela visita!!!
    beijos, beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...