sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como a obesidade pode atrapalhar sua carreira


**Minhas observações, ao final do texto**



Segundo pesquisa, 8,2% dos recrutadores evitam contratar candidatos obesos
Para evitar a obesidade especialistas recomendam a adoção de uma alimentação saudável e prática de exercícios

De acordo com pesquisa realizada no ano passado pelo site de emprego Catho Online, 8,2% dos recrutadores afirmam que evitam contratar candidatos obesos. O dado pode indicar que, dependendo do cargo e da empresa, os “quilinhos a mais” fazem, sim, a diferença.
De acordo com especialistas, não é que os candidatos obesos percam pontos ao serem comparados com outros. Mas, geralmente, os mais esbeltos podem ter chances de se destacar mais. “É como se todos os candidatos estivessem lado a lado em uma fila e os não obesos dessem um passo à frente”, afirma Leandro Muniz, gerente da empresa de recrutamento Michael Page em Curitiba.
Em alguns casos, “o candidato obeso que chega à entrevista ofegante, passando mal, suando, acaba demonstrando uma fraqueza na saúde”, diz Renata Mello, especialista em etiqueta empresarial.
“A saúde está associada a estilo de vida, de hábitos e a maioria dos obesos tem maus hábitos”, afirma com Ricardo De Marchi, médico, presidente da CPH Health e autor do livro “Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho”. A obesidade, muitas vezes, vem atrelada com doenças como pressão alta, colesterol elevado, diabetes e sedentarismo.
E isso pode, muitas vezes, influenciar diretamente na produtividade profissional. Pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) está diretamente ligado à frequência das faltas ao trabalho dos funcionários.
estudo acompanhou 4.153 funcionários da Shell durante quase dez anos. No período, aconteceram 132,8 ausências no trabalho para cada mil funcionários que apresentavam peso normal; 193,5 faltas para cada mil que estavam acima do peso e 239,7 para cada mil obesos.
“Cuidar da alimentação, ter uma regularidade nos treinos acabam ajudando o profissional a conhecer outras pessoas e pode influenciar positivamente em sua carreira”, afirma Muniz.

*VAMOS ÀS MINHAS APRECIAÇÕES*

1º) Sedentarismo não é doença! mas sim a causa para muitas doenças. Sedentarismo diz respeito apenas à falta de atividades físicas;
2º) Existem magros muito sedentários e gordos muito ativos, não generalizem, mas sim busquem informação;
3º) Muitas empresas sofrem com sérios problemas éticos, pois, empresa que se baseia apenas em imagem, provavelmente tenta esconder problemas estruturais;
4º) O brasileiro é insensível e valoriza apenas a imagem, isso nos foi deixado pela cultura de 'endeusar' pessoas com maior poder aquisitivo e em ordem hierárquica superior, escravos até hoje! Falta-nos cultura de inserção das minorias desfavorecidas!!
5º) Muitas empresas poderiam se aproveitar do obeso com currículo impecável e ao contratar o profissional, custear atividades físicas e tratamentos psicológicos e para reeducação alimentar, tenho certeza que este funcionário, será o funcionário que vai devotar sua vida à empresa! Consequentemente sua produção vai às alturas (no meu caso aconteceria assim!)
6º) Mas como a ordem mundial para as empresas é a redução de custos, preferem contratar um funcionário magro, mas burro! Para não gastar mais com o item acima!
7º) Nem tudo está perdido! Existem muitas empresas no Brasil que oferecem academia e reeducação alimentar ao funcionário obeso ou com sobrepeso. Isso sim é pensar no coletivo e saber aproveitar o bom funcionário;
8º) Minha ideia desde o início do blog foi estabelecer uma coluna especial, com varias áreas de a atuação e seus profissionais nos esclarecendo os prós e os contras para um obeso nas diversas profissões => estou aceitando contribuições e participações!! e-mail me: cherrygim@gmail.com


Beijos, Beijos!

Cherry Gim

2 comentários:

  1. Sabe, eu fui fazer uma entrevista para trabalhar no Baixaki, o meu currículo foi feito às pressas, não estava bom, mas a minha foto no facebook é de fato bem bonita, e nela não aparece que eu sou gorda, pois é uma foto de rosto (não tento esconder, mas acho que as pessoas precisam ver o meu rosto pra me reconhecer). O Sujeito (não vou citar nomes), que é o chefe lá, me chamou NA HORA, no mesmo dia tive resposta, ele marcou uma entrevista comigo sem nem saber do que eu era capaz, e acreditem, eu não tinha nada a ver com o trabalho, eu faço um curso que não tem muita relação com informática, tentei a vaga por tentar mesmo. Que seja, o tal Sujeito foi absurdamente simpático comigo nos e-mails, quis marcar uma entrevista o mais rápido possível. Quando eu cheguei lá e ele me viu...(eu não sou tão gorda, me encaixo no gordinha, mas perto de algumas meninas que estavam por lá, que eu conheci, eu era redonda. Eram todas meninas que vestiam no máximo 36), bom, quando ele me viu, fez uma entrevista bem nas coxas, mas não fez nenhum teste nem nada, testou meu inglês, que é muito bom, mas na hora ele disse que não havia sobrado mais nenhuma vaga, mas que ainda assim me responderia em no máximo 10 dias. Eu esperei quase um mês e só tive a resposta de que eu não tinha o perfil para o emprego quando EU mandei e-mail pedindo uma resposta.
    Um amigo meu mandou o currículo pra lá depois disso. Ele fez um currículo perfeito, com a ajuda de alguém que trabalha lá, eu juro, ficou perfeito, mas o tal Sujeito só respondeu depois do segundo e-mail que ele mandou, ainda assim respondeu de má vontade e disse que pra marcar entrevista ele precisaria de um texto escrito pelo meu amigo e que o enviasse em pelo menos dois idiomas, coisa que não foi pedida pra mim nem pra outra menina que tentou entrar lá.
    Então sem querer fazer grandes acusações, mas me parece que no caso de algumas empresas, não é a questão da saúde que importa, mas sim se a funcionária é gostosinha pro chefe poder admirar.
    E antes que perguntem, sim, tem homens trabalhando lá, e não poucos, porém deu pra ver claramente o interesse do Sujeito em moças gostosinhas, e esse interesse foi confirmado pelo conhecido que trabalha lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, dê3 graças a Deus pelo que te aconteceu, imagina que horrível que vc se sentiria se fosse contratada por seu corpo e não por sua capacidade, vc seria vista por objeto e não por ser pensante.
      Sei de muitos casos que aconteceram com conhecidas minhas, que nem gorda eram, mas não tinham cara de modelo, assim não passaram nas entrevistas...é um absurdo, mas isto acontece, vemos claramento o uso do poder para satisfazer os fetiches mais absurdos e inimagináveis. Eu creio sim que vc deveria citar o nome do tal funcionário, pois deve ser no mpinimo ignorante e imprestável para se colocar neste papel, e certamente uma pessoa que NÃO quer o crescimento da empresa em que trabalha, devendo sim ser denunciado para seus superiores por não contribuir com o desenvolvimento da empresa, o pior é que não se tem como provar isso, as vezes até tem, se formos comparar os curriculos das candidatas e a necessidade da vaga instaurada pelo manual de procedimentos da empresa, sem falar no depoimento de colegas. O site BAIXAKI é um lixo necessário, eu sabia que era composto por pessoas nojetas com gostos duvidosos, a julgar pelo que eles expõem no site, lixo, pornografia entre outras coisas, que é o simnples reflexo de mentes decadentes e doentes que está assolando nossa sociedade.
      Lully, peça a Deus para te colocar num emprego abençoado e sem pessoas aproveitadoras, ele vai te conceder!
      Mas infelizmente isso acontece e nãopoucas vezes.
      Beijos, Beijos, Obrigada pela visita e depoimento!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...