quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Demitida por engordar, ex-Vigilantes do Peso pede indenização


No programa de emagrecimento, a empresa argumenta que os orientadores não podem engordar porque a função deles é motivar as pessoas a perderem peso
Mariângela Gallucci, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai ter de decidir se uma ex-orientadora dos Vigilantes do Peso, que engordou 20 quilos, poderia ou não ter sido demitida por justa causa. A trabalhadora quer garantir o recebimento de indenização por danos morais e das verbas rescisórias devidas em caso de demissão sem justa causa, como a multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas a empresa sustenta que o contrato previa a dispensa no caso de ela engordar.
No programa de emagrecimento, a empresa argumenta que os orientadores não podem engordar porque a função deles é motivar as pessoas a perderem peso.
No caso específico sob análise do TST, a ex-orientadora foi contratada em 1992, quando pesava 74 quilos. Ao ser demitida por indisciplina, em 2006, ela estava com 93,8 quilos, informou o tribunal.
Iniciado na semana passada, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Renato de Lacerda Paiva quando o placar estava empatado em 1 a 1. O relator do recurso, ministro Guilherme Caputo Bastos, votou contra o pedido da ex-orientadora.
Contrato
De acordo com ele, apesar das cláusulas do contrato, a trabalhadora descumpriu um item que determinava a manutenção de um peso ideal. Por esse motivo, diz, a despedida teve justa causa já que a empresa poderia estar "trabalhando contra si própria" ao manter em seus quadros uma orientadora fora dos padrões exigidos.
Em seguida, o ministro José Roberto Freire Pimenta votou e discordou do relator. Para ele, a cláusula é abusiva e desrespeita direitos fundamentais da trabalhadora. Segundo ele, não é possível obrigar uma pessoa a se comprometer a não engordar. "Essa empregada engordou porque quis?", indagou.
Pimenta concluiu que a demissão não teve justa causa e, portanto, a trabalhadora deveria receber as verbas rescisórias e uma indenização de R$ 20 mil.
Antes de chegar ao TST, o caso foi analisado pela Justiça do Trabalho de São Paulo. Lá, a ex-orientadora não teve sucesso. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concluiu que a exigência de manutenção do peso tinha justificativa na própria natureza do trabalho desenvolvido por ela e pela empresa.
Segundo o TRT, aceitar o contrário "seria o fim da própria empresa, com o consequente descrédito da marca e da organização".
Fonte: Estadão

Meu pitaco: o principal seria entender os problemas que levaram a funcionária a engordar, provavelmente algum problema psicológico ou mesmo hipotireoidismo ou até gravidez... Mas como administradora, infelizmente, estando no contrato como cláusula certamente a empresa está correta. 
Beijos, Beijos
Cherry Gim

4 comentários:

  1. Cherryyyyyyyyyy amei o post compartilhando no Blog.....

    Beijcas meu amore , passa lá www.glamourosasplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rijles Den Haag Hofstad rijopleiding is écht gevestigd in Den Haag Wij helpen je met het behalen van je autorijbewijs na je rijexamen leer je pas echt autorijden Wij helpen je een heel eind op weg om het verkeer in Den Haag én in Nederland de baas te zijn Wij gaan voor kwalitatief rijden!

    ResponderExcluir
  3. Ksenia Solo Biography, Born, Age, Facts, Family, Movie Only winning is not the quality, but also losing yourself for acting is also achievement that proved by the talented Ksenia Solo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...